A RESPONSABILIDADE de que RECEBE uma INFORMAÇÃO

24/01/2021 08:50

A RESPONSABILIDADE de QUEM RECEBE uma INFORMAÇÂO.

       

*           Antes de receber, de se apropriar   e de difundir uma informação cabe ao seu destinatário um  minucioso exame e um  rigoroso crivo da veracidade , da coerência, da competência moral e da utilidade.    

*   O destinatário, desta informação, corre sempre o perigo de ser vítima de uma mentira, de uma ilusão e de uma armadilha mortal. O crivo desta informação passa pela telas da peneira da verdade, da moralidade e da utilidade.

*           Certamente este crivo da verdade é trabalhosa e exige, do destinatário da informação, o máximo de atenção, coragem e determinação na sua recepção e difusão. O pintor do “GRITO do IPIRANGA”, Pedro Américo, já escrevia na sua tese de doutorado, em 1869, que”

*           “A VERDADE é impessoal. A gente a pode procurar sem a encontrar, pode-se encontrá-la sem reconhecê-la, pode-se reconhecê-la sem lhe dar valor, A gente pode-se servir dela negando-a Porém nada pode-se FAZER para que ela deixe de ser a VERDADE" 

*    Ao difundir uma informação -  além de sua verdade, moralidade e utilidade -  é indispensável a certeza de que ela não é duvidosa, maldosa e inútil.

*  O desatento, precipitado e temerário corre o perigo de  estar sendo intoxicado e alienado  pela atmosfera da poluição da desmoralização geral dos incontáveis fake-news, da delinquência já naturalizada   e de ajudar a arrasar aquilo que resta ainda de cultura, de civilização e de humanidade

*   

*                                       FIGUEREDO e MELO, Pedro Américo de – LA SCIENCE et les SYSTÈMES: questions d´histoire et de philosophie naturelle. Bruxelles : Gustave Mayolez, 1869, 169 p.

*                                        

 Imagem RESPONSABILIFDAE e PRUDÊNCIA

 https://www.ides-sc.org.br/post/o-poder-da-palavra

 

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo?fbid=1099224633860021&set=a.705103509938804

Contato

Poder Originário Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100
SEM TELEFONE prof.cirio.simon@gmail.com