SOBERANIA é diferente de AUTONOMIA

11/10/2021 07:38

 

SOBERANIA  é diferente de AUTONOMIA.

 

O BRASIL é SOBERANO, enquanto os Estados federados são  AUTÔNOMOS.

  A AUTONOMIA caracteriza-se pelos suas COMPETÊNCIAS e seus LIMITES   Enquanto isto  a SOBERANIA  inclui, regula e comanda as COMPETÊNCIAS e LIMITES  concedidas na  AUTONOMIA

Assim a SOBERANIA  é o PODER CONCEDENTE, o REGULADOR e o FISCALIZADOR dos Estados federados  AUTÔNOMOS.

Na contramão, desta hierarquia, existe a circulação da periferia ao centro do poder, com a mesma intensidade e pressão emitido pelo PODER FISCALIZADOR, REGULADOR e CONCEDENTE.

Os canais desta hierarquia, a circulação são de duas mãos ou vias reguladas pela  Constituição de 1988 que  no caput do seu  Art. 37, declara que  “a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência,”

Quem assume uma FUNÇÃO PÚBLICA não só precisa conhecer as competências e os limites do seu cargo, como estar atento às mudanças, ataques ou desvios da SOBERANIA ou da AUTONOMIA que comprometem os contratos, as leis ou mesmo a Constituição nacional ou estadual Assim não há desculpas, procrastinações ou invenção de uma legislação paralela e pífia.

Na politica brasileira a concentração máxima SOBERANIA do ESTADO e GOVERNO CENTRAL  teve, entre outros, o PROBLEMA do ato publico e solene da QUEIMA das BANDEIRAS ESTADUAIS, a ABOLIÇÃO de suas CONSTITUIÇÕES e a PROIBIÇÃO dos SÍMBOLOS REGIONAIS.

No contraditório -  desta SOBERANIA centralista - a AUTONOMIA dos ESTADOS REGIONAIS e MUNICÌPIOS - teve quedas frequentes, busca incerta e demorada, Busca que, até o presente, não atingiu um PONTO SOBERANO de EQUILIBRIO HOMEOSTÁTICO entre a AUTONONIA  e  a SOBERANIA.  Como este PONTO  é HOMEOSTÁTICO. o PROBLEMA é nunca atingir um EQUILIBRIO FIXO e PERPÉTUO. Um PROBLEMA não é para ser RESOLVIDO. . O PROBLEMA faz CAMINHAR em direção de um IDEAL que é sempre mutável e inclui constantemente novos vetores e forças

O que esta página enfatiza é o exercício  efetivo  do PODER ORIGINÁRIO  tanto para a  AUTONONIA  como para   SOBERANIA. Esta ENERGIA move-se constantemente de baixo para cima, da periferia para o centro e do individuo para o coletivo.

 No contraditório, o POPULISMO  é a corrupção do  PODER ORIGINÁRIO na medida em que ele estanca esta circulação e a mesmo tempo mitifica o GRITO COLETIVO e age por meio da SEDUÇÃO, do ENGODO, das MEIAS VERDADES e pelo PATRULHAMENTO IDEOLÓGICO COLETIVO.

 

SOBERANIA x COLONIALISMO

https://www.diarioconcepcion.cl/humanidades/2021/10/10/pensamiento-decolonial-y-descolonizacion-cultural.html

 

Queima das BANDEIRAS ESTADUAIS

https://www.youtube.com/watch?v=jzu_7hT45bU

 

SOBERANIA  é diferente de AUTONOMIA

https://www.passeidireto.com/arquivo/67720934/a-diferenca-entre-soberania-e-autonomia-estatal

 

Imagem Queima das BANDEIRAS ESTADUAIS

http://futebolediplomatica.blogspot.com/2015/05/a-volta-dos-que-nao-foram.html

 

FACE BOOK

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1267038393745310&set=a.705103509938804

Contato

Poder Originário Travessa PEDRO AMÈRICO nº 28 ap.11
Bairro São João - PORTO ALEGRE -RS
90.550-100
SEM TELEFONE prof.cirio.simon@gmail.com